sábado, 14 de abril de 2018

Curso de Turismo da Unemat participa de inauguração de beneficiadora de frutas nativas em terra indígena

Grupo de alunos na inauguração da beneficiadora de frutas nativas, em aldeia indígena, em Aripuanã-MT




Os alunos do curso de Turismo do Polo de Aripuanã da Unemat participaram da inauguração da beneficiadora de polpas de frutas nativas em território indígena, no dia 28 de outubro de 2017. O evento aconteceu na Aldeia Laguinho com a presença de lideranças municipais, da Funai e indígenas.

A proposta foi idealizada pela etnia Arara que residente na região do Rio Branco, entre os municípios de Aripuanã e Colniza, de Mato Grosso, numa área de 115 mil hectares com uma população de 209 habitantes. Organizados como Associação Indígena de Marupá, o povo solicitou o apoio dos alunos e do poder público para o mapeamento de pontos de ecoturismo dentro da área indígena a fim de ampliar seus projetos de auto sustentabilidade e resgate de sua cultura.






O curso na modalidade à distância é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (MEC), nos municípios de Aripuanã, Guarantã do Norte e Sorriso. Entretanto, a Unemat oferece o mesmo curso presencial em Nova Xavantina desde 2002.

Para os alunos em Aripuanã, a organização da comunidade indígena a partir da hospitalidade, coleta seletiva do lixo e incentivo para que os moradores mantenham o entorno e suas residências em ordem é um diferencial para projetos turísticos. Cristian José Miranda da Silva já se vê como um dos dinamizadores dos mais de 25 projetos direcionados ao Turismo no município.

“É uma alegria perceber que a cultura está sendo valorizada pelos mais jovens com a valorização das danças, comidas e músicas típicas. Inclusive, as crianças estão tendo aulas com professor da própria etnia”, comemora a aluna Clarice M. M. Feijó.

A Unemat) atua com educação a distância desde 1999 e, atualmente, é uma das universidades públicas do Brasil com um grande número de cursos. Em Mato Grosso, são 24 polos que atendem mais de quatro mil alunos, além dos 13 câmpus com cursos presenciais que atendem a 53 municípios.



Saiba mais: https://pib.socioambiental.org/pt/povo/arara-do-rio-branco/1232

Terra indígena do Povo Arara - https://terrasindigenas.org.br/es/terras-indigenas/3594


Publicado originalmente em Portal Unemat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário